Fique atento ao golpe do boleto falso

O golpe do boleto falso tem sido cada vez mais frequente e tem dado dor de cabeça tanto para os pagadores como para os empresários. O golpe consiste na ação de bandidos que conseguem enviar correspondências muito parecidas com as cobranças originais, então a pessoa paga a fatura falsa e só vai perceber que era a errada quando chega uma nova cobrança verdadeira dizendo que a fatura ainda está em aberto. Nesses casos, os golpistas alteram os dados bancários do documento: em vez do seu dinheiro ir para o banco X vai para uma conta do banco Y.

Essa realidade também tem acontecido no setor imobiliário, principalmente, nos boletos referente ao pagamento de aluguel. 

É importante ressaltar que, segundo o código 14 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor do produto deixa de ser o responsável pela fraude se a culpa for totalmente do consumidor ou de terceiros envolvidos. Nestes casos dos boletos falsos, portanto, se a imobiliária provar que emitiu o documento de forma regular e foi o inquilino quem não se atentou, esse cliente fica responsável por efetuar um novo pagamento. 

Por isso, é importante ficar atento alguns detalhes que podem passar despercebidos:

1-Início do código digitável diferente do número do banco e logotipo;

 2-Erros de português;

3- Inconsistência de dados;

4- Alteração do código de barras.