Dicas de como organizar e planejar uma mudança

É só falar a palavra mudança que muita gente já tem até dor de cabeça. Não é pra menos, esse é um processo que pode gerar muitos contratempos e imprevistos, por isso é preciso um bom planejamento na hora da mudança. Separamos algumas dicas que podem te ajudar e facilitar a sua vida quando essa hora chegar. 

A primeira dica, parece óbvia, mas muita gente costuma deixar tudo para última hora, então “Prepare-se com antecedência”. Anote todas as coisas que irá precisar em seu processo de empacotamento, contratação de serviços de transporte e até mesmo as pessoas que precisam estar envolvidas na mudança é o segredo do sucesso. Isso faz toda a diferença.

Organize o empacotamento. Tenha em mãos muitas caixas de papelão. O ideal é fazer o empacotamento cômodo a cômodo e descreva na etiqueta o que vai dentro de cada caixa. Não esqueça de utilizar o plástico bolha em itens mais frágeis, como enfeites e objetos de vidro.

Faça um kit sobrevivência 

“kit sobrevivência”, nada mais é que objetos que você precisará nesse período de transição, principalmente, se algo não sair como esperado e o prazo se estender um pouco mais. Além das roupas, vale pensar em itens de higiene, como shampoo, sabonete, escova e creme dental, por exemplo: Lençol, travesseiro, cobertor, toalha de banho também devem fazer parte do kit.

Contrate montadores e instaladores

Muitas pessoas optam por montar e desmontar os próprios móveis para evitar gastos, mas isso pode comprometer a qualidade, a funcionalidade e a estética dos móveis.

Tire fotos dos cabos e suas conexões

Na hora de desligar os eletroeletrônicos da casa, tire fotos de todos os conectores dos fios. São muitos aparelhos e por diversas vezes os cabos são muito parecidos. Tirar foto de onde estava conectado cada cabo facilitará e muito reconectá-los depois.

Solicite o desligamento de serviços

Água, luz, telefone, assinaturas de revistas… Tudo isso deve ser cancelado com antecedência antes de se mudar de casa, já que a maioria das empresas responsáveis por essas demandas pedem um prazo para realizar os cortes e religar as instalações na casa nova.

Realize os reparos necessários

Por último, mas não menos importante: faça todos os reparos necessários na casa nova antes da mudança. A antiga moradia também deve ser devolvida nas mesmas condições que foi recebida. Afinal, a essa altura do campeonato, você já fez a vistoria do imóvl e sabe ao certo todos os serviços que precisam ser reparados. Então não tem desculpa!