Dicas para fazer um Arraiá em casa sem perder a animação

Em tempos de distanciamento social, a tradicional festa junina já não é mais a mesma. Porém, isso não significa que essa data, tão amada pelos brasileiros, deva passar em branco. 

Sabe como somos nós brasileiros, sempre damos um jeitinho. Por isso, listamos algumas dicas para você fazer a festa em casa, com toda segurança necessária.

Capriche na decoração

O melhor das festas caipiras, é que quando mais rústico, mas bonito. Então, aproveite os móveis mais “desgastados” que você tem em casa e abuse das cores chamativas… nem precisam combinar.  Espalhe várias bandeirinhas, feitas com o papel que você tiver em casa e forre as mesinhas com tecidos xadrez. Para entrar no clima!

Como fazer:

Bandeira de duas pontas

1) Dobre a folha de papel na horizontal e depois dobre ao meio por mais três vezes.

2) Corte na diagonal, da esquerda para a direita.

3) Passe a cola na ponta da bandeirinha e cole no barbante.

Pra comer

Algumas guloseimas são indispensáveis nas festas juninas, e tem gente que costuma esperar o ano todo para se deliciarem nas mesas fartas de doces e salgados, por isso, lembre-se de servir bolo de milho, canjica, mingau de milho (também conhecido como mingau maranhense, chá de burro e mungunzá), pamonha, paçoca, pé-de-moleque, pipoca, maria mole, cocada, milho cozido…huuumm …. deu até água na boca.

Cocada Cremosa

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de coco ralado fresco

1 1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Numa panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite, a manteiga e o coco ralado. Com uma colher, misture bem, até que comece a soltar do fundo da panela. Transfira para um recipiente que vá à mesa e sirva quando esfriar.

Caracterização

Não é porque você não vai sair de casa, que não vai ter caracterização para a festa. As roupas são uma das peças principais do “arraiá”! E já que é tudo em família, pode abusar do conceito caipira e engraçado.  Pode usar aquela camisa remendada, quadriculada, colorida e o mais importante: chapéu de palha. Pra completar o figurino: fitas no cabelo, sardas, dentes pintados de preto, bigodes – postiços ou pintados – e sobrancelhas emendadas. A criançada adora!

Fogueira

Se tem festa de São João, tem que ter fogueira. Mas se o espaço é pequeno ou tem muitas crianças participando, a fogueira pode ser lembrada com uma imitação montada com papelão e plástico colorido, por exemplo.

Trilha sonora

Para deixar a festa junina ainda mais divertida, a trilha sonora tem que ser raiz. Não pode faltar o baião, forró, xote e sertaneja de raiz.